segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sarau em Taboão da Serra abre hoje Feira Literária da Zona Sul paulistana

A Feira Literária da Zona Sul é uma continuação do trabalho iniciado no bar onde nasceu o Sarau do Binho. Na imagem, artistas dançam ao relento na noite em que o boteco morreu. 
Foto: David da Silva – 16.jan.2012
Por David da Silva

Se for medir no mapa, serão centenas de quilômetros quadrados de área de abrangência da 3ª edição da FELIZS (Feira Literária da Zona Sul) que acontece desde hoje, 11 de setembro, até o próximo dia 23. O evento tem sarau poético-musical de abertura na noite desta 2ª-feira no Teatro Clariô, em Taboão da Serra, mas as atividades já estão rolando desde as 10h30 - programação completa no final da postagem. 
O bar do Binho no seu auge, em 2009
Foto: Fábio Braga – 30.nov.2009
As ações da feira estão mais concentradas no eixo da estrada que limita o distrito Campo Limpo, zona sul paulistana, com o município de Taboão da Serra. Mas os tentáculos da FELIZS se estendem até a região de Guarapiranga, a 13 quilômetros de distância do epicentro do evento.

Influência positiva

Iniciativas como a FELIZS (acrônimo que sintetiza a busca do bem-estar e contentamento preconizado pela psicóloga Diane Padial, idealizadora da jornada literária) são importantes dentro do novo conceito de influência e intercâmbio entre os povos. O soft power (poder brando, suave) não leva em conta o poderio econômico e militar de uma nação, mas sim sua capacidade de convencimento pela via pacífica. De 2015, quando a FELIZS foi criada, até este ano, o Brasil perdeu seis posições no ranking internacional do soft power (despencamos do 23º para o 29º lugar). Estamos à frente apenas da Turquia dominada pelo tirano Erdogan.
É preciso resgatar a boa imagem brasileira no sentido de influenciar pessoas pelo poder da criação. A FELIZS é uma amostra de como colocar ações propositivas positivas ao alcance da população, mesmo os residentes nos rincões mais humildes da Grande São Paulo.

Identidade

O mote da FELIZS 2017 é “Onde habita a poesia?”. No ano passado o evento homenageou Raquel Trindade; neste ano homenageia Renato Palmares, residente do bairro Jd Olinda e frequentador assíduo do Sarau do Binho.
Robinson Padial, o Binho, criador do sarau, conta que neste ano será lançado oficialmente o selo literário Sarau do Binho, que na verdade já tem cinco títulos publicados. Nesta 3ª FELIZS em parceria com o Ciclo Contínuo Editorial, haverá o lançamento do livro "Mitos sobre semeaduras e colheitas", primeira obra publicada de Renato Palmares.

Território poético

O boteco do Binho, berço do sarau no distrito do Campo Limpo, funcionou até o ano 2011, quando foi fechado. Mas a atividade cultural não se deteve ante as portas-de-aço arriadas. Faz hoje uma itinerância literária por toda a capital, litoral e interior de São Paulo. O único ponto fixo atual é o Teatro Clariô, em Taboão da Serra, onde o sarau acontece todas as segundas-feiras de cada mês.
Dentro do território de Taboão da Serra, além do sarau oficial de abertura logo mais às 21h no Clariô, a FELIZS 2017 terá atividade na Escola Estadual Francisco D’Amico.
No seu ano inaugural em 2015 a FELIZS contou com 20 editoras independentes. No ano passado, foram 47 editoras e 43 autores independentes.
A participação do público desde a criação da feira vem crescendo. Na primeira edição compareceram cerca de 3 mil pessoas. No ano passado, os organizadores calcularam 6 mil participantes; para este ano, esperam atrair 10 mil pessoas.
FELIZS – Feira Literária da Zona Sul
Siga as atualizações pelo facebook
Programação completa aqui

Nenhum comentário: