terça-feira, 26 de julho de 2011

Objeto Voador voltará a Taboão da Serra em 6 de agosto

Excitados com o que julgam ter sido discos voadores sobrevoando a região nos dois últimos finais de semanas, moradores de Taboão da Serra e Embu das Artes voltarão a ver algo fora do comum no céu em agosto.
“O que as pessoas viram no céu em 17 de julho último, foi a Estação Espacial Internacional que passou exatamente sobre Taboão e Embu naquela noite. Ela ainda estava com o ônibus espacial Atlantis acoplado. Já as ‘aparições’ dos dias 23 e 24 de julho podem ter sido apenas brincadeira de alguém”, explica o astrônomo-amador Ariel P. Souza, morador do bairro Parque Pinheiros, em Taboão da Serra.
Formado em informática, Ariel P. Souza, de 38 anos, foi atraído ainda criança pela Astronomia. Ele se especializa no assunto em contato com entidades como o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, e a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (planetário de São Paulo).

No céu de agosto
Estação Espacial Internacional - clique p/ ampliar. Fotos: NASA
No primeiro sábado de agosto a Estação Espacial Internacional voltará a ser vista por moradores da região. “Ela cruzará novamente o céu de Taboão da Serra no próximo dia 6 de agosto a partir das 19h05, com seu maior brilho e altitude às 19h09”, antecipa Ariel Souza.
A estação espacial estará um pouco menos brilhante do que no último 17 de julho. Para vê-la, deve-se olhar na direção sul (região do Jd Maria Sampaio) até avistar o Cruzeiro do Sul. A mais ou menos um palmo abaixo da constelação a estação espacial aparecerá.
Seguirá margeando o horizonte, em direção à zona leste de São Paulo.
Dois dias depois, às 18h47 de 8 de agosto a estação espacial fará nova aparição sobre nossa região . Mas desta vez se deslocando do sudeste para o norte.
A estação espacial passa sobre a Terra a cerca de 350 quilômetros de altitude.

Gigante voador - 500 mil kg a 30 mil km por hora
Gigante espacial
A Estação Espacial Internacional (em inglês ISS - International Space Station) é um gigantesco laboratório construído com a colaboração de 16 países, inclusive o Brasil. Mede 109 metros de largura, 51 m de comprimento, e 22 m de altura. Pesa 450 mil kg. Se desloca a uma velocidade de 27.700 km por hora, e faz o giro total sobre a Terra a cada uma hora e meia – mais exatamente, a cada 92 minutos.
Tem capacidade para sete astronautas. Está no espaço desde 1998. Sua vida útil irá até o ano de 2020.

Nenhum comentário: