terça-feira, 27 de novembro de 2007

Cidade mineira rima pão com poesia

Para o poeta Djalma Allegro

A cidade de Araxá adotou um ótimo exemplo a ser seguido pelos organizadores de saraus poéticos da nossa região. Nesta cidade, o pãozinho nosso de cada dia traz poesias na sua embalagem. Araxá fica a 568km de distância de São Paulo. Está situada a oeste do Estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro.
O projeto Pão & Poesia – Em Qualquer Esquina, Qualquer Padaria, foi criado pelo poeta e consultor de empresas Diovvanni Mendonça, de Belo Horizonte. Ele firmou convênio com uma indústria de panificação de Contagem, na região metropolitana da capital mineira, e a iniciativa está se alastrando. Os organizadores do projeto estão recebendo material de poetas até de Portugual.
A Academia Araxense de Letras firmou parceria com uma padaria local. As poesias impressas na embalagem dos pães falam da natureza, do cotidiano e do próprio pão. Nessa primeira etapa do projeto, foram publicadas 60 mil embalagens com dez poemas diferentes.

Uma idéia que não brotou

Em 2003, o poeta Sérgio Vaz me pediu para ajudá-lo a fazer uma intervenção poética da Cooperifa na feira-livre do Pirajuçara. Apresentei o poeta às lideranças dos feirantes, coloquei os agentes municipais que fiscalizam a feira em sintonia... mas não brotou. Segundo Sérgio Vaz, os poetas teriam se sentido tímidos em introduzir seus versos naquele lugar.

A polpa doce do poema entre cores e sabores de frutas

Espalhar versos entre as barracas de alimentos tenros no vigoroso ambiente de uma feira livre, me fez lembrar de Pablo Neruda e seu Livro das Odes, onde cantava a ode ao limão, a ode à cebola, ode ao pão, e por aí afora.
Mais perto de nós, cito o poeta Djalma Allegro, que em uma seção de seu livro encestou uma série de poemas devidamente chamada Salada de Frutas. Sirvo uma fatia da obra deste caro amigo com esta
MELANCIA

Da dentada vermelha
a apoteose do ato sado
masoquista.

Um crocante molhado
traz idéia de conquista.

Enche-se a boca tinta
de sangue
e de doçura
num babar vampírico
que o caldo não segura
e escorre até o pescoço.

Só aí
o cuspezinho preto
do incômodo caroço.

2 comentários:

Colecionador de pedras disse...

Palestino,

a idéia é do caralho. Já faz algum tempo eu li sobre isso e fui lá na padaria Roberta ver a possibilidade de fazermos em Taboão, mas o dono chorou tanta miséria que eu achei que a poesia ia falir o comércio dele, daí deixei pra lá.
Não sei é a mesma que eu vi, mas a que eu li chamava-se: "PÃO E POESIA", o nome não podia ser mais poético.

"sumemo"

sérgio vaz

David da Silva disse...

E-mail recebido de Robinson Padial, criador do Sarau do Binho:
"Legal David,
Já tive uma idéia PARECIDA, quando entregava pastel, nos idos de 97 por aí, em colocar poemas, mas desisti, o pastel deixa residuos de óleo. Mas gostei da idéia, pensaremos alguma coisa.
Salve salve, a caminhada sai mesmo no dia 5 de janeiro, partiremos rumo a Curitiba.
Obrigado por ter contribuido com o nome Expedición Donde Miras - Caminhada Cultural pela América Latina."